quinta-feira, 6 de junho de 2013

#Shelf - Amanhã você vai entender - Rebecca Stead




Título: Amanhã você vai entender
Título Original: When You Reach Me
Autor: Rebecca Stead 
Editora: Intrínseca  
Hearts: ♥♥♥♥♥
Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender. Amanhã você vai entender, segundo livro de Rebecca Stead, recebeu a Medalha Newbery, prêmio da American Library Association destinado às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.


"Quando o véu não está na frente do rosto de uma pessoa, um minuto é tempo suficiente para se perceber um monte de coisas."
Foi exatamente nesses poucos minutos de véu levantado que eu percebi que Amanhã você vai entender foi um dos melhores livros infantojuvenis que já li. Apesar de se passar num universo infantil (ou pré-adolescente, como eu diria se tivesse 12 anos), o livro trata o tempo de maneira simples e ao mesmo tempo bem complexa. Eu que sou incorrigivelmente apaixonada por histórias que envolvem viagens no tempo, passagem de tempo, e todas as outras coisas que o tempo engloba, não consegui não cair de amores por essa história deliciosa. O livro e bem leve e passa rapidinho. Li, reli estou me segurando pra não ler de novo. *o*
 “Tessere bem!"
Miranda tem 12 anos e é apaixonada pelo livro Uma dobra no tempo de Madeleine L’engle*. A história acontece nos anos 70, em Nova York onde Mira leva uma vida normal como qualquer garota de sua idade. Tem um melhor amigo que caminha com ela até a escola todos os dias, mantêm um relacionamento amistoso como namorado de sua mãe e tenta não ser percebida pelos meninos valentões da rua e pelo maluco da caixa de correios que vive na esquina da quadra de seu prédio. O melhor amigo de Mira se chama Sal, e a história começa justamente quando num dia aparentemente normal, um garoto mais velho chamado Marcus bate em Sal sem nenhum motivo plausível, e a partir daí, Sal para de falar com Miranda. Além disso, a chave sobressalente de seu apartamento some e um bilhete no mínimo muito suspeito e confuso aparece entre as páginas de um de seus livros.
M.
Isso é difícil. Mais difícil do que imaginei, mesmo com sua ajuda. Mas tenho treinado, e a preparação vai bem. Estou vindo para salvar a vida do seu amigo, e a minha.
Peço dois favores.
Primeiro, você precisa me escrever uma carta.
Segundo, por favor, lembre-se de mencionar onde fica a chave da sua casa.

Essa é uma viagem difícil. Não serei eu mesmo quando encontrar você.
Mas esse não foi o único acontecimento estranho na vida de Miranda: Além do ocorrido com Sal e do desaparecimento da chave, um homem nu foi visto correndo pelas ruas de seu bairro, um sapato desapareceu de seu apartamento e outros bilhetes misteriosíssimos começaram a surgir, deixando Miranda cada vez mais confusa quanto à origem dos mesmos, e quanto a sua missão nessa história. Porque um estranho lhe mandaria um bilhete pedindo que escrevesse uma carta sem destinatário sobre algo que ainda não aconteceu? Porque isso o ajudaria a salvar a vida de alguém? Miranda encontra-se no meio de um mistério aparentemente sem pé nem cabeça ao qual ela, e somente ela pode desvendar. Mas até que esse quebra-cabeça se resolva muitas peças e muitas surpresas, que só serão reveladas com o tempo, a aguardam.

Não se pode sentir falta de algo que nunca se teve.

O livro é contado num formato que é meio carta, meio diário e gira basicamente em torno do dia-a-dia de Miranda, por isso no início, a história parece meio sem foco, mas é exatamente aí que o livro nos surpreende. Nada, nenhum capítulo de AVVE e gratuito. A história foi muito bem amarrada e, com o perdão da palavra, o mistério foi guardado praticamente á sete chaves. Nunca, nunca mesmo desconfiaria que a história se desenrolaria dessa maneira, pois Rebecca Stead soube delineá-la como ninguém. Por isso, se estiver a fim de ler AVVE, mas for do tipo apressadinho, relaxe e saboreie cada página porque amanhã, e somente Amanhã você vai entender.

“O tempo é como um anel cravejado de diamantes - Sem começo nem fim: Cada pedra, um momento. [...] Se estamos 'nesse' brilhante, estamos 'nesse' momento. Não importa se viemos do brilhante logo atrás dele, ou de dez à sua frente. Se estamos lá, estamos lá”.




*O livro Uma dobra no tempo (A wrinkle in time) de Madeleine L’engle existe de verdade. Foi lançado na década de 60 e é um clássico da literatura infantojuvenil americana.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei muito da sua resenha. E curti a dica "porque amanhã, e somente amanhã você vai entender." hehehe.

    Bjs,

    Raquel Moritz
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSrs, e é verdade. A cada dia a sua descoberta. E nesse caso, a gente só entende lá pro finalzinho. vdd!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir