domingo, 16 de agosto de 2015

#Shelf - Eleanor e Park - Rainbow Rowell






Título: Eleanor & Park 

Autora: Rainbow Rowell

Editora: Novo Século

Hearts: ♥♥♥



Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



♥♥♥


O que dizer desse livrinho gostoso que mal terminei de ler e ainda estou transtornada? Senti muitas coisas lendo Eleanor & Park, tantas coisas que inda não compreendi onde os sentimentos começam e onde terminam e ainda não sei o que falar, só sentir... mas vou tentar fazer uma resenha legal aqui, porque não posso ficar nessa bad sozinha.

“Só o que eu faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que eu faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante.”

Como já diz o nome do livro, Eleanor & Park fala essencialmente sobre Eleanor & Park. Dois adolescentes de dezesseis anos e meio esquisitões, que gostam de música e quadrinhos e estão tentando sobreviver ao ensino médio sem muitos arranhões. O livro se passa nos anos oitenta, tempo em que as fitas cassete reinavam e o telefone fixo era  o que se tinha de mais próximo do Whatsapp nosso de cada dia.

Eleanor é aluna nova na escola e é também nova na cidade. Como se não bastasse a atenção que ser nova proporciona, ela se veste com roupas masculinas por estar acima do peso e tem cabelos volumosos num tom de ruivo que a fez ganhar o apelido Ruivona ainda no ônibus escolar, antes mesmo da primeira aula começar. Eleanor é rejeitada por todos e o único lugar que encontra para se sentar é ao lado de Park, o menino oriental que apesar de ser "diferente" dos demais, tem uma boa vida social e agora, com Eleanor ao seu lado, corre o risco de ver tudo indo por água abaixo.


"Eleanor tinha razão. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa."

Apesar de sentarem juntos, os dois nunca trocaram um apalavra sequer. Mas com passar do tempo Park percebe que a menina não desgruda os olhos de seus gibis, enquanto ele lê. Percebe também que ela escreve letras de música na capa do livro da escola, músicas que ele gosta também, e é aí que a história dos dois começa. Ela diz que apesar de gostar dos gibis, nunca havia lido nenhum antes, e que apesar de gostar das letras das músicas nunca as havia ouvido, por isso Park passa a gravar fitas e separar uma quantidade considerável de gibis para que a menina pudesse ler e ouvir em casa.



"Existia apenas um dele, pensou ela, e ele estava bem ali. Ele sabe que vou gostar de uma canção antes mesmo de eu tê-la ouvido. Ele ri das minhas piadas antes mesmo que eu chegue ao final.”
Assim os dois vão se conhecendo e descobrindo aos poucos com é a sensação de estarem apaixonados um pelo outro. O problema é: A família de Eleanor não pode saber. O garoto, apesar dos leves problemas com o pai, sempre teve um relacionamento muito bom com sua a família. Já Eleanor vive num caos sem fim desde que sua mãe casou com Ritchie, um homem violento e desprezível que não só bate em sua mãe, mas faz um inferno na vida da menina e de seus quatro irmãos mais novos. Um inferno do qual ela não consegue escapar, mas que com a ajuda de Park pode ser um pouco mais suportável.

“Não há motivo pra pensar que vamos deixar de amar um ao outro. E todo motivo pra pensar que não vamos.”


Por fim, Eleanor & Park é um romance doce e muito gostoso de ler, mas ao mesmo tempo muito pesado em algumas questões, o que me deixou bem confusa em alguns momentos. Ao mesmo tempo que os personagens são ingênuos e parecem ser duas crianças se apaixonando pela primeira vez, eles têm dezesseis anos e já podem dirigir. Ao mesmo tempo que o livro soa crítico às injustiças que ocorrem nas vidas dos personagens principais e no universo do livro como um todo, ele mostra um conformismo velado que me incomodou em certos pontos... Mas no fim das contas, foi uma leitura deliciosa. Foi o primeiro livro da Rainbow que li, mas mal posso esperar para ler os outros. E mais ainda, mal posso esperar para saber se o livro vai mesmo virar filme, meu Deus! Só tenho certeza de que esse filme terá a melhor trilha sonora de todos os tempos. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário