segunda-feira, 2 de maio de 2016

#Shelf - O destino da número dez - Pitaccus Lore



Título: O destino da Número Dez
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Hearts: ❤❤❤❤❤

Só tenho uma coisa pra dizer antes de começar essa resenha: ABAIXA QUE É TIRO!

O destino da número dez é o quinto livro da saga Os legados de Lorien e vem para nos mostrar o desenrolar da tão temida invasão mogadoriana no planeta Terra. No fim do último livro, os heróis lorienos haviam se separado em dois grupos: O primeiro (Nove, Sam e John) com a missão de desmascarar os planos de Setrákus Rá e dos Líderes Terráqueos PróMog na ONU e o segundo grupo (Marina, Adam e Seis) com a missão de levar os tesouros das Arcas até o Santuário lorieno no México. Os dois grupos obtiveram sucesso e o livro terminou com um bônus que me deixou passada. Ao oferecerem os tesouros das Arcas no Santuário, a Entidade Loriena despertou e cedeu poderes a alguns humanos. A Garde não está mais sozinha nessa guerra, agora eles têm reforço.

"A Número Um foi capturada na Malásia.
A Número Dois, na Inglaterra.
O Número Três, no Quênia.
E o Número Oito, na Flórida.
Eu sou a Número Seis.
Mas Nossos números não têm mais importância.
Agora não somos mais os únicos com Legados."

A narrativa dos fatos é dividida entre John, Seis e posteriormente Ella. Enquanto John, juntamente com Sam, tenta controlar a invasão mogadoriana em Nova Iorque e encontrar Nove, que sumiu logo após o bombardeio na ONU. A Número Seis, junto com Marina e Adam, tenta bolar uma estratégia para impedir que Setrakus Rá invada o Santuário Lórico que abriga a Entidade no México, uma vez que estão presos no Santuário e não conseguem voltar para NY. Ao contrário do ocorrido em Lorien, Setrákus Rá não está matando todos os humanos que vê pela frente, é notório o desejo de controlar a Terra e os seres que nela vivem, e não de exterminar toda a espécie humana. É com essa vantagem que a Garde tenta trabalhar para se reunir e enfrentar o vilão Setrákus Rá, ainda mais agora que existem humanos com legados.

"Nunca antes a expressão 'Lute como se não houvesse amanhã' fez tanto sentido."

Um coisa que percebi desde o início é que esse foi feito para ser um livro de passagem. Nada excepcionalmente interessante acontece, mas todo o desenrolar para o fim da história é contado aqui. É nesse livro que surge Daniella, uma menina da periferia de NY que desenvolve poderes de Garde após o despertar da Entidade. É nesse livro que Cinco se arrepende de ter traído a causa Loriena (Recomendo a leitura dos Arquivos perdidos relacionados ao Cinco, para entender um pouco melhor a história dele). É nesse livro também de Ella, apesar de todo o sofrimento a ela infringido por seu avô à bordo da Anúbis, se desenvolve como uma guerreira e BRILHA. Não é segredo que sou apaixonada por Ella, mas ver o desenvolvimento de seus poderes junto com a Entidade é sensacional e só mostra que apesar de não fazer parte dos Nove, sua existência faz todo o sentido. Outra personagem que cresceu muito e me deu um baita orgulho foi a Sarah. Vê-la guerreando ao lado de Seis, Marina e Adam não tem preço.

O ponto alto da história, creio eu, está mais pro fim do livro onde a Entidade conta a história de Setrákus Rá. Já li quase todos os arquivos perdidos, mas só agora, só aqui nesse livro que a história desse homem começa a fazer sentido. A história dos outros Anciãos de Lorien antes da destruição também é contada em O Destino da Número Dez. Não vou dizer que amei cem por cento, mas preciso dizer que a história bolada ficou muito bem amarrada e faz todo sentido. Apesar de ser um livro de passagem, os autores conseguiram superar o fim do livro anterior com toda a certeza. O Destino da Número Dez é um livro cheio de surpresas maravilhosas e esclarecimentos, mas eu mal posso esperar pelo próximo para saber o desfecho dessa história. Leitura muito mais que recomendada. MANDA MAIS, QUE TÁ POUCO!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Natascha.
    Essa é uma das poucas séries que conheço que a qualidade só foi crescendo ao longo dos livros. Geralmente séries desse tamanho só enchem linguiça e essa não, cada livro é melhor que o anterior. E espero que feche com chave de ouro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, me abraça!
      Só consigo chorar com esses livros, tá cada vez melhor! Socorro!

      Excluir